sábado, 15 de agosto de 2009

A MORTE DO REVERENDO TON

Minha primeira tentativa de escrever este texto gerou umas 5 laudas. Tudo muito bem explicado, esmiuçado, argumentado. Mas, vejo agora, desnecessário.
Meu nome artístico, até o show de 02 de Agosto último foi Reverendo Ton. A partir dele me chamarei simplesmente WTon. Por quê?
Primeiro - bem, o CD trata das relações entre a fé e a ciência, entre outras coisas.
Segundo - muitas pessoas, ao me conhecerem, vão logo de cara, embaladas pela primeira impressão, dizendo que eu tenho um “jeito de crente”, uma “maneira de ser cristã” ou até mesmo “reações próprias de quem tem uma formação religiosa”.
Por causa disso, porque não Reverendo Ton?
Por motivos bem mais prosaicos que se possa imaginar.
Reverendo é um título. Algumas pessoas ouviram ou não o CD e foram ou não a meus shows motivadas pela relação que tem com este título. Muitas pessoas não foram ao lançamento porque acharam que era música gospel (pessoas que não tem afinidade com esse tipo de música). Por outro lado, tenho amigos pastores que demonstraram desconforto ao me ver auto-entitulado “reverendo”.
Bom, simplifiquemos.
Sinceramente, espero causar muita confusão ao fazer música. Se não for assim, não vale a pena. Mas que sejam confusões que surjam do conteúdo das letras e de minhas atitudes, não devido a um nome.
Logo, adeus, Reverendo. Vá em paz. E eu que te achava tão útil na intermediação da discussão entre emoção e Razão......
Bom, em muitas tradições religiosas a idéia de ressurreição é recorrente. E para a ciência, trazer um morto à vida seria simplesmente o supra sumo do controle do saber sobre o biológico.

3 comentários:

  1. Ah, decisão, sua decisão. Sábia ou sensata? Eu concordo com ela, enfim.

    Confesso que muitas vezes me perguntava o porquê de 'reverendo'. Até saber das suas raízes è infância. Mas também nunca liguei muito. Eu 'passei' da fase de me preocupar com coisas que não necessariamente fazem diferença para mim.

    De qualquer forma, eu sou de exatas, e isso também influencia minha mente estar mais para o 'Racional' do que 'Fé pelo invisível'. Tenho fé, claro. Mas sinceramente eu prefiro ver para acreditar. E encontro belezas inimagináveis no nosso mundo real. :)

    ResponderExcluir
  2. Digamos que voce esteve "reveRendo" seus conceitos.

    ResponderExcluir
  3. Acho que se tem tanta gente que se auto-intitula médico, estadista, músico, revolucionário, apóstolo, pastor, pai de família... sem ser, qual seria o problema de você se chamar Rev?? É muito mais uma atitude inofensiva do que subversiva.

    Você me conhece a uns 25 anos e sabe das minhas convicções, e como seu amigo que sou, posso izer que essa, sem dúvida, foi uma das menores bobagens que você já fez...

    Abraço!

    -mig

    ResponderExcluir